Fique por dentro dos prazos para entrega da DIRF 2020

É muito importante ficar atento ao prazo estabelecido.

A Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte, ou simplesmente DIRF, é uma daquelas obrigações às quais os brasileiros estão sujeitos no início de cada ano. Nesse caso, o tributo está diretamente ligado às pessoas jurídicas, ou seja, todo e qualquer cidadão que possui CNPJ.

Por meio da emissão da DIRF, a empresa irá repassar à Receita Federal todas as informações fiscais da empresa no ano anterior. O principal objetivo é, justamente, evitar sonegação de impostos por parte das empresas. Dessa forma, na sua DIRF devem constar informações como, por exemplo, rendimentos pagos a pessoas que moram no Brasil, valor do imposto sobre a renda e/ou contribuições retidos na fonte, pagamentos envolvendo planos de assistência médica, além de pagamentos, entregas, créditos ou remessas a pessoas que residem no exterior.

Prazo de entrega

É muito importante cumprir os prazos preestabelecidos pela Receita Federal de forma a evitar futuros problemas com o fisco. Fique sabendo que a data limite de entrega da DIRF 2020 já foi devidamente divulgada: sua declaração deve ser enviada até às 23h59mins do dia 28 de fevereiro.

Como emitir e entregar a DIRF?

A boa notícia é que, assim como o Imposto de Renda, o processo de emissão e entrega da DIRF foi totalmente informatizado pela Receita Federal. Dessa forma, tudo pode ser feito através da internet e do programa específico para tal.

O primeiro passo é acessar o site oficial da Receita Federal na página de download do programa da DIRF 2020 através do link receita.economia.gov.br/dirf. Em seguida, você deve selecionar o executável para download – de acordo com o seu sistema operacional, seja ele Linux (32 ou 64 bits) ou Windows (32 ou 64 bits).

Uma vez que o programa esteja instalado no seu computador, basta abri-lo e clicar na opção “Nova declaração” para que seja emitido um novo formulário para preenchimento. O procedimento em si é bastante simples, uma vez que você só precisará preencher as informações previamente solicitadas no formulário. Além disso, alguns documentos adicionais serão solicitados, basta anexá-los. Pronto, sua declaração está concluída e deve ser enviada à Receita Federal.

Estarei sujeito a multas caso não envie a DIRF no prazo estabelecido?

É muito importante ficar atento ao prazo estabelecido pela RF, pois não enviar esse documento pode acarretar vários problemas para a pessoa física e/ou jurídica. Além disso, vale destacar que você também poderá enfrentar problemas caso alguma informação seja omitida na sua declaração ou até mesmo informações incorretas sejam prestadas. Por isso, é muito importante fazer a sua DIRF com total atenção e, se achar necessário, com o acompanhamento de um profissional da área contábil, por exemplo.

Com isso, é importante desatacar que a não emissão da sua DIRF na data correta pode resultar em multa de até 2% ao mês. Essa multa irá incidir sobre o valor do imposto de renda declarado na DIRF, ainda que esse tributo já esteja pago integralmente. Há um teto de 20% sobre esse valor.

Além disso, foi estabelecida uma multa mínima de R$ 200,00 para pessoa física, pessoa jurídica inativa ou optante pelo Simples Nacional. Por outro lado, uma multa mínima de R$ 500,00 foi estabelecida para todos os demais casos.

Assessoria Contábil

A M Loução Assessoria Contábil, além de trabalhar diretamente na área contábil, a empresa também trabalha com serviços na área de consultoria e legalização de empresas.

Um dos principais destaques é que a M Loução atua para um público-alvo bastante diversificado, ou seja, oferendo serviços contábeis desde as empresas comerciais, industriais, de serviços até os profissionais liberais, autônomos e passando por condomínios e demais segmentos. Confira abaixo alguns dos serviços prestados pela M Loução:

  • Área Contábil: Análise de Balanços e Indicadores Financeiros; Elaboração de Balancetes e Balanços Patrimoniais; Escrituração Contábil; Atendimento a Fiscalizações e Auditorias Externas e Internas; Apuração dos Resultados Mensais ou Trimestrais.
  • Área Fiscal: Apuração de Imposto; Orientação para Emissão de Notas Fiscais; Elaboração e Entrega das Obrigações Acessórias; Validação dos Tributos Pagos; Escrituração Completa por Processamento de Dados e SPED.
  • Área Tributária: Apuração de Impostos; Orientação para Emissão de Notas Fiscais; Elaboração e Entrega das Obrigações Acessórias.

Para mais detalhes sobre a empresa ou para contratar os serviços da M Loução, clique aqui ou entre entre contato pelo telefone (41) 3082-8862.

Pensando em empreender? Saiba mais sobre os tipos de empresa

Orientações são essenciais no momento de abertura de uma empresa, não importando seu segmento e/ou porte.

O Empreendedorismo vem experimentando uma crescente onda de novos adeptos. O desejo de ter e/ou gerenciar o próprio negócio, o sonho da independência financeira e as metas de trabalhar com aquilo com o qual sempre se sonhou são as principais razões de tantas pessoas investirem suas economias na abertura de novos negócios.

Segundo pesquisa do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil apresenta uma TTE ou taxa total de empreendedorismo de 38% – o que, na prática, significa que 52 milhões de pessoas no país possuem seu próprio negócio. E a tendência é de alta.

Contudo, o arrojo, a criatividade e os recursos materiais, muitas vezes, esbarram no desconhecimento quanto ao melhor formato de empresa para o negócio. Há várias opções e é muito importante que os empreendedores saibam suas características e o modelo que melhor se adequa à sua futura empresa.

Você sabe quais os tipos de empresa disponíveis para a abertura de um negócio e o que cada empreendedor necessita fazer para formalizá-la?

Sociedade Empresária limitada

Nesse formato de negócio os sócios, que podem ser em número de dois ou mais, irão responder financeira e administrativamente por decisões da empresa de acordo com suas respectivas participações definidas no capital social.

Cláusulas relacionadas ao exercício de administração também limitam a responsabilidade dos sócios, por isso o termo que define esse tipo de empresa.

Assim, quaisquer decisões ou atos da empresa estão devidamente limitados pelas participações no capital social e cláusulas relacionadas ao exercício de administração.

Sociedade Anônima

A Sociedade Anônima ou S.A., é um tipo de empresa no qual o capital social é dividido em unidades chamadas de ações. Ela pode ser uma empresa de capital aberto ou fechado.

Será de capital aberto caso ela opte por oferecer suas ações na Bolsa de Valores, ao público em geral, intermediado por bancos ou corretoras. O capital será fechado se houver divisão das ações entre seus sócios e/ou outras pessoas, como interessados no negócio ou convidados.

Sociedade Simples

A Sociedade Simples ou S.S, é relativamente parecida com a Sociedade Limitada no que tange a aspectos como contrato social e processos de abertura e formalização junto aos órgãos públicos.

O que lhe confere autenticidade é o fator de ser um tipo de empresa geralmente aberta por profissionais que são prestadores de serviços. É bastante comum, por exemplo, que alguns profissionais de engenharia se reúnam e abram uma empresa dessa natureza.

Empresa Individual

Nesse tipo de empresa, como o nome já nos leva a imaginar, o individual refere-se ao fato do empresário ser o único proprietário e responsável pela empresa. O nome da empresa deve ser o nome do/a proprietário/, cabendo escolha apenas quanto ao nome fantasia.

Existe a possibilidade de que haja capital social, contudo, o/a proprietário/a será responsável integralmente pelas decisões ocorridas no negócio. Assim, todo o patrimônio do empresário pode ser comprometido para saldar dívidas, por exemplo.

Em virtude desse caráter único, não existe o contrato social. O instrumento oficial que regulariza a empresa junto aos órgãos públicos é o Requerimento de Empresário, no qual constam os dados do proprietário e da empresa.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)

Esse tipo de empresa funciona da mesma forma que a Sociedade Limitada. Uma diferença, contudo, tem a ver com a obrigatoriedade definida por lei da integralização de 100 salários mínimos para sua abertura.

Outra diferença é a existência de um único sócio e essa pessoa será responsável por todas as decisões. O patrimônio pessoal é separado da empresa. A responsabilidade financeira limita-se à definida no capital social.

Microempreendedor Individual (MEI)

É outro tipo de empresa individual na qual o/a proprietário/a deve usar seu nome para denominar a empresa. A responsabilidade pelo negócio é total, inclusive com os próprios bens de pessoa física. Não existe a possibilidade de escolha quanto ao regime tributário. Todo e qualquer MEI é automaticamente enquadrado no Simples Nacional e não pode apresentar faturamento anual acima de R$ 60.000.

Há restrições também quanto ao possível número de funcionários. A lei faculta apenas um. Qualquer mudança quanto ao faturamento ou a número de funcionários implica em alteração no tipo da empresa.

Assessoria contábil

Orientações são essenciais no momento de abertura de uma empresa, não importando seu segmento e/ou porte. Assessoria qualificada é um passo sábio para que tudo se inicie bem e a M. Loução Assessoria Contábil pode proporcionar tranquilidade nesses momentos. Com foco nas necessidades do cliente e apoiada por tecnologia e uma visão estratégica, uma equipe de profissionais especializados apresentará a melhor solução para seus negócios. Clique aqui e saiba mais.

Saiba mais sobre a importância de uma boa gestão financeira

Uma boa gestão financeira é um hábito que precisa ser cultivado desde as maiores organizações até os pequenos negócios.

Uma boa gestão financeira é o pilar que mantém uma empresa por muitos anos. Quando realizada adequadamente, o gestor consegue investir os recursos no crescimento do negócio e evitar problemas com órgãos governamentais. Por outro lado, não cuidar do dinheiro do negócio pode culminar em dívidas e erros de administração. Veja mais sobre a importância de uma boa gestão financeira:

Organização e transparência

Todos os departamentos de uma empresa dependem do financeiro para funcionar adequadamente. O correto investimento dos recursos garante novos clientes, que geram novas entradas, que permitem manter ou renovar a equipe.

Não é à toa que muitos afirmam que a gestão financeira é o coração do empreendimento. A partir do exame dessa área, o gestor encontra informações essenciais para suas decisões estratégicas. Caso o dinheiro da empresa não esteja se movimentando, é possível verificar se há um grande congelamento de recursos investido em estoque parado, por exemplo.

Assim, como todas as decisões importantes para o futuro do seu empreendimento passam primeiro pelo financeiro, manter esse setor bem organizado e transparente é necessário para cuidar da saúde de toda a gestão.

Quais são as vantagens de realizar boa gestão financeira?

É claro que o financeiro é essencial, mas, para verificar seu impacto, na prática, deve-se entender quais são os resultados positivos que a boa gestão agrega. Conhecendo essas vantagens, o empresário verifica como o esforço para alinhar esse departamento delicado reflete positivamente no negócio. Confira:

  • Visualização das despesas

Uma empresa, mesmo de pequeno porte, tem custos. Arcar com essas despesas, pontualmente, é fundamental para ter contas equilibradas e manter o negócio em dia com a receita federal, com fornecedores, funcionários etc..

Muitos gestores acreditam que basta usar o caixa do mês para pagar as contas daquele período. Mas esse pensamento pode gerar problemas, pois existem tributos adicionais com data fixa e entradas diferentes. Por isso, a gestão organiza os custos e se planeja para pagá-los, podendo acumular recursos de períodos com maiores entradas, por exemplo.

  • Obtenção de informações estratégicas

O financeiro oferece métricas excelentes para entender seu empreendimento. No departamento, estão contidos dados como meses com maior e menor faturamento, com mais gastos, retorno de investimento em estoque, além de muitas outras informações.

Com essas referências, o gestor pode impulsionar os negócios, por exemplo, se prevenindo para os meses com menor faturamento. Entretanto, isso só é possível se os documentos estão organizados e com fácil acesso.

  • Identificação de problemas

Muitas vezes, o gestor percebe que há um desequilíbrio nas contas, no entanto, não consegue identificar o que está causando a perturbação. O fato é que a gestão financeira pode mostrar de onde vem o erro.

Quando se rastreia corretamente o dinheiro da empresa, em que ele será aplicado, se esse investimento retornou, fica simples de perceber o que não está certo. Por exemplo, se foi investido muito dinheiro em marketing, mas não houve aumento do faturamento, a captação de clientes pode ter falhado.

Quais erros prejudicam a gestão financeira?

Fazer uma boa gestão financeira nem sempre é simples, mas alguns hábitos podem ser eliminados, evitando consequências graves para a empresa. A primeira delas é não misturar o pessoal com profissional, quando se trata de dinheiro do negócio. Pagar contas pessoais tira capital de giro – que mantém o empreendimento funcionando.

Não adotar o hábito de atualizar e analisar constantemente o fluxo de caixa também afeta esse setor da empresa. O fluxo de caixa mostra quando está disponível para ser usado e mostra um comparativo essencial de quanto entra e de quando sai da empresa.

Como garantir a boa gestão financeira?

Uma solução para usar ao máximo o potencial de extração de informação do seu financeiro é contar com a ajuda de um escritório contábil. A M Loução presta serviços para empresas, realizando a análise de indicadores, balanços financeiros, apuração dos resultados mensais, escrituração contábil etc.. Aproveite esse auxílio para evitar erros e impulsionar o uso do caixa do empreendimento.

Uma boa gestão financeira é um hábito que precisa ser cultivado desde as maiores organizações até os pequenos negócios. Invista nesse quesito, evitando problemas fiscais, superando a estagnação do crescimento da empresa. Veja mais sobre os serviços da M Loução aqui.

Planejamento anual – como elaborar

O planejamento anual é o primeiro passo para que sua empresa consiga os resultados esperados no ano seguinte.

O planejamento é a palavra-chave que envolve todos os processos de um negócio. E não é diferente quando o assunto é estabelecer metas, analisar o desempenho da sua empresa, projetar futuros ganhos, investimentos e, até mesmo, perdas em períodos seguintes. O planejamento anual é o primeiro passo para que sua empresa consiga os resultados esperados no ano seguinte.

Uma das principais vantagens do planejamento anual está diretamente ligada à possibilidade de o empresário fazer uma reavaliação daquilo que a empresa gerou no ano anterior. Dessa, forma é possível projetar e direcionar ações em pontos específicos que trouxeram mais resultados. Além disso, é claro que essa iniciativa também possibilitará corrigir e melhorar áreas da empresa que não trouxeram tantos resultados ou não entregaram aquilo que se esperava. Outro destaque está relacionado à análise de investimentos feitos, gastos e despesas em geral. No planejamento anual é possível ajustar tais parâmetros.

Balanço do ano anterior

Algo que não pode faltar no planejamento anual é a análise detalhada daquilo que ocorreu no anterior ao projetado. E não estamos falando apenas de um balanço financeiro, mas, sim, da junção de várias informações relacionadas às ações e direcionamento de investimentos que ocorreram na empresa. O objetivo aqui é destacar quais ações tomadas e investimentos realizados trouxeram mais benefícios para o seu negócio. O resultado positivo pode ser medido por meio do sucesso (ou não) de parâmetros como, por exemplo:

  • Criação e lançamentos de novos serviços e/ou produtos;
  • Produtividade;
  • Aumento do número de clientes;
  • Resultados de campanhas de marketing;
  • Otimização de processos;
  • Diminuição de custos operacionais;
  • Aumento do faturamento.

Metas para o ano seguinte

Uma vez que os resultados do ano anterior estão em suas mãos, agora é hora de definir suas metas para o planejamento anual. Ou seja, estamos falando dos objetivos – em curto prazo – que devem ser atingidos de acordo com os propósitos estabelecidos. Dessa forma, será preciso definir metas como, por exemplo, volume de vendas, quantidade mínima de clientes que devem ser conquistados, resultados financeiros, melhoria de serviço e/ou produtos, possíveis investimentos para expandir o negócio e etc..

Essa é uma parte um tanto delicada do planejamento anual. Ao mesmo tempo em que, atingir tais objetivos será fundamental para chegar aos resultados planejados, eles devem ser palpáveis, ou seja, as metas estabelecidas devem estar de acordo com a realidade do seu negócio. Fixar metas fora do alcance do seu negócio só trará problemas ao invés de resultados positivos e soluções.

Definição do orçamento

Uma vez que você já sabe que investimentos devem ser feitos no ano seguinte, quais ações serão direcionadas aos membros-chave da empresa, além de conhecer as metas, então chegou o momento de definir o orçamento que cobrirá todos esses processos. Com isso, será preciso levar em consideração informações relevantes, tais como, investimento com treinamento e capacitação de funcionários, folha de pagamento, despesas fixas e variáveis, entre outros.

Cronograma

Todo o seu esforço em planejar as metas para o ano seguinte pode não surtir efeito algum caso ele não esteja diretamente associado a um cronograma. O calendário é bastante importante, tendo em vista a necessidade de definir prazos para que suas metas sejam alcançadas. É preciso saber exatamente em que momento do ano um determinado investimento deverá ser feito ou quando uma nova promoção deve ser lançada, por exemplo.

A definição dessa espécie de calendário administrativo da empresa contribuirá para o alcance das metas de forma mais organizada. Não podemos deixar de destacar que o cronograma também ajuda bastante quando o assunto é a divisão de tarefas, uma vez que permite que todos os funcionários conheçam mais detalhadamente quando devem entregar um resultado e o que será preciso para conseguir fazê-lo no tempo solicitado.

Além disso, dos itens básicos destacados acima, o planejamento anual também pode levar em consideração informações como:

  • Fatores externos: o planejamento anual deve levar em consideração fatores externos que podem influenciar negativamente o seu negócio. Uma crise econômica, por exemplo, naturalmente pode trazer menor demanda.
  • Cenários: uma vez que o seu negócio também depende de fatores que estão fora do seu controle, será importante pensar em cenários que vão desde aos mais otimistas até os mais pessimistas.
  • Análise da concorrência: sempre é importante colher informações em relação aos negócios que estão concorrendo diretamente com o seu. Saber o desempenho dos seus concorrentes também pode ajudar a traçar metas e definir planos para melhorar sua atuação junto ao seu público-alvo.

E, para auxiliar a sua empresa, conte com a MLoução Assessoria Contábil. Além da proximidade com os clientes, a MLoução dispõe de uma equipe altamente qualificada, disposta a levar os melhores resultados para seu negócio. Clique aqui e saiba mais.

Tendência de negócios para 2020

Dicas interessantes para quem pretende empreender.

Se uma de suas metas em 2020 é ingressar no mundo do empreendedorismo, há algumas tendências de negócios que devem fazer sucesso nos próximos anos. Para começar a empreender é muito importante saber onde você pretende atuar, com que tipos de pessoas o seu negócio irá lidar, entre outras coisas. Essas são informações pertinentes e que podem fazer com que você se torne um empreendedor de sucesso.

Mas, se ainda não tem ideia sobre qual ramo pretende começar o seu negócio, saiba que, ao longo do post, falaremos um pouco mais sobre cinco tendências de negócios para 2020.

Clubes de Assinatura

Os clubes de assinatura estão se popularizando cada vez mais ao passar dos anos. Estamos falando de um mercado em constante crescimento há décadas e a expectativa é que ele continue se expandindo por meio dos mais diversos segmentos.

A assinatura mensal de um pacote ou combo de produtos é, hoje, algo bastante comum, seja ele eletrônico como é o caso de Netflix, Amazon ou Spotify ou, até mesmo, dos mais variados produtos, como livros, vinhos, cervejas artesanais, temperos, cosméticos e outros. Nos casos dos produtos, os assinantes recebem uma espécie de brinde todos os meses, o que causa certa expectativa nos usuários.

Já são mais de 800 empresas atuando no Brasil e estima-se que esse mercado já movimente algo superior a R$ 1 bilhão, anualmente.

Economia Compartilhada

As empresas que optaram pelo modelo de economia compartilhada em seus negócios, não apenas obtiveram sucesso, mas também provaram que o negócio é bastante atrativo e rende bons resultados financeiros. Com o compartilhamento de bens e serviços como principal atração para seus clientes, as empresas que apostaram na economia compartilhada são caracterizadas pela sua estrutura diferente, além da conexão peer-to-peer como forma de impulsionar o negócio.

Diversos são os ramos que podem ser inseridos na economia compartilhada. O que começou com a Uber oferecendo serviço de carona, hoje já se espalhou para serviços como, por exemplo, aluguel de bicicletas, entrega de comida, cuidado de animais e etc.

Alimentação saudável e gourmet

O mercado de alimentação no Brasil sempre foi forte e não será diferente em 2020. Além disso, vale destacar que dois seguimentos devem ganhar ainda mais destaque como tendências de negócios para 2020: alimentação saudável e gourmet.

O relatório da Brasil Food Trends 2020 destaca que muitos brasileiros ainda se importam com o prazer e a sensorialidade, sendo que tais critérios estão lado a lado com a qualidade do produto. Isso acaba favorecendo alimentos mais diferenciados, como mais valor agregado, ou seja, os chamados alimentos “gourmetizados”.

Outra tendência está associada a uma vida saudável e, consequentemente, alimentos que promovam o bem-estar e a saúde das pessoas. Ou seja, estamos falando de alimentos orgânicos, sem glúten ou lactose, diet e light. O número de pessoas que buscam uma alimentação de qualidade, balanceada e saudável só aumenta, o que resulta num crescimento do segmento.

Cloud Computing e Inteligência Artificial

O setor de tecnologia da informação (TI) é uma tendência mundial, haja vista as constantes atualizações tecnológicas da área. No Brasil não é diferente: a expansão do mercado de TI por aqui foi superior à média global, considerando o crescimento de 9,8%, em 2018, contra 6,7% na média global.

A expectativa em 2020 continua alta para os dois setores: o uso de IA deve crescer 46,2% enquanto que o mercado de cloud computing deve se expandir em 35,5%.

O investimento em um negócio que envolva um dos ramos aqui destacados tem grande probabilidade de obter sucesso. Vale destacar que o futuro de todas as tecnologias que nos rodeiam e ainda serão lançadas pelo mercado de software.

Omnichannel

O omnichannel – ou simplesmente multicanal – está associado a um conceito de vendas na qual a empresa se comunica com os seus clientes por meios de múltiplas plataformas. Com isso, a instituição busca aproximação com seu clientes por meio da mais variadas formas de comunicação às quais temos acesso hoje em dia, desde as mais tradicionais, como as sedes físicas até as vendas virtuais pelas páginas na internet.

Esse tipo de negócio apresenta uma vantagem em relação às estratégias de vendas, pois, uma vez que a comunicação se dá pelas várias plataformas, então o empreendedor não terá uma única via de comunicação ou uma única estratégia. Além disso, esse modelo de negócio também permite o ajuste constante de suas estratégias de vendas por meio dos diversos canais.

Um exemplo simples são as diversas lojas físicas que já adotam a venda online com opção de retirada em uma loja própria mais próxima, sem que haja cobrança de frete na operação. Também podemos destacar o aplicativo Rappi, que permite a compra e entrega de diversos tipos de produtos, desde uma pizza até um produto cosmético ou artigo de casa.

Assessoria em Contabilidade

E para aqueles que pretendem abrir a sua empresa, principalmente os empreendedores de primeira viagem, é muito importante ter um apoio técnico na área contábil de forma a evitar problemas fiscais para o seu negócio. A dica aqui fica por conta da MLoução que atua na área de assessoria contábil. Para conferir detalhadamente todos os serviços oferecidos pela MLoução clique aqui.

Saiba mais sobre a diferença entre passar e vender o ponto comercial

Para entender melhor as diferenças, confira o que significa cada passo desse tipo de negociação.

Cada vez mais vemos o empreendedorismo ganhando espaço no mercado de trabalho brasileiro. Muitas pessoas deixam de trabalhar como empregados para abrir a sua empresa.

Ter o próprio negócio é o sonho de qualquer empreendedor. A liberdade de poder tomar as próprias decisões, direcionar o modo de trabalho conforme sua vontade, geralmente, é o que atrai mais gente para esse modo de produção. Entretanto, por diversos motivos, o empresário é motivado a se desfazer do ponto comercial. Quando as coisas não vão bem financeiramente ou aparece outra oportunidade, a saída é vender ou passar o ponto.

Você sabia que essas duas situações são completamente diferentes? O objetivo desse artigo é ajudar a entender sobre quando é possível passar ou vender o ponto comercial. Confira!

Por que algumas empresas vendem seus pontos comerciais?

Não é o desejo de ninguém reconhecer que seu negócio não deu certo. É um momento de crise pelo qual muitas pessoas, infelizmente, acabam passando. Seja por falta de planejamento, organização ou por um momento ruim do mercado, se desfazer daquilo que construiu torna-se uma opção quando não há mais outras possibilidades. Outras vezes, surge a oportunidade de novos negócios ou outras motivações.

Passar ou vender o ponto comercial significa fazer uma movimentação para amenizar prejuízos e reduzir riscos, podendo até dar uma nova oportunidade de o negócio continuar.

Diferenças

Vender a empresa significa se desfazer de todos os bens pertencentes a ela. É o ponto mais drástico quando um empresário percebe que não conseguirá mais manter as portas abertas, assim entendendo que apenas outra pessoa poderá ficar à frente dos trabalhos.

Quando se fala em passar o ponto comercial, a negociação é apenas pelo lugar onde a empresa fazia seus negócios, ou seja, da loja física.

Para entender melhor as diferenças, confira o que significa cada passo desse tipo de negociação:

  • Vender a empresa – negociar todos os bens, inclusive o seu ponto comercial, para um novo dono. A negociação pode envolver, até mesmo, a marca.
  • Passar o ponto comercial – negociar a loja física da empresa, mas manter a marca sob sua posse. A negociação pode envolver os bens da empresa, dependendo da futura atividade comercial exercida pelo novo dono.

O processo de vender a empresa acaba sendo mais lento do que o de passar o ponto, pois além de encontrar um comprador, é preciso passar toda a vida financeira, relatórios sobre produtos e clientela e as demais informações que forem solicitadas.

Passar o ponto é algo mais comum, pois funciona mais como uma relação imobiliária do que empresarial. É o direito de usar aquele ponto comercial, e não ser responsável pela empresa.

Seja para quem vai vender ou passar o ponto comercial, ter uma assessoria contábil para ajudar durante o processo é essencial para não cometer deslizes.

Com a MLoução você tem suporte garantido para área contábil, fiscal, tributária, trabalhista, consultoria e muito mais. Clique aqui e saiba mais.

Vantagens em contratar uma assessoria contábil

Investir em uma assessoria de contabilidade traz inúmeras vantagens para o empreendimento.

Planejamento é a palavra-chave para o sucesso, sobretudo para manter em dia as obrigações legais e tributárias. Por isso, é tão importante investir em uma assessoria contábil, pois dessa maneira, é possível garantir que a empresa tenha o acompanhamento financeiro necessário, além de aumentar a credibilidade.

Além de auxiliar e analisar os aspectos tributários da empresa, um escritório de assessoria contábil pode ajudar, também, nas tomadas de decisões. Neste contexto, por exemplo, a contratação de um novo colaborador pode gerar impactos financeiros e, dessa forma, é possível analisar fatores, como custos, pagamentos de benefícios, entre outros.

A sua empresa também pode constituir inúmeros contratos, e dos mais variados formatos, o que pode provocar vários impactos para o seu negócio. Muitas vezes, torna-se necessária uma consultoria rápida e especializada a fim de sanar dúvidas. Dessa maneira, com uma assessoria contábil, é possível esclarecer dúvidas de forma imediata, para que boas oportunidades não sejam perdidas, além de evitar prejuízos.

Caminhar ao lado de uma assessoria é garantir que o negócio se encontra em perfeita situação cadastral, ou seja, que as inscrições nos Órgãos Públicos estão regulares, CNPJ ou Inscrição Estadual ativa, entre outros.

Com o auxílio de uma assessoria especializada, a empresa mantém o regime de tributação mais adequado, de acordo com a sua realidade e ainda estimula o fortalecimento e a credibilidade no mercado. Dessa forma, é possível manter a saúde financeira do negócio em equilíbrio, evitar inadimplências e, também, preservar um bom relacionamento com clientes e fornecedores.

Outro benefício é o planejamento tributário, pois uma multa fiscal, por exemplo, pode ser capaz de fechar a empresa. Uma assessoria vai auxiliar e preparar para que o seu negócio esteja com todas as tributações em dia, a fim de evitar surpresas desagradáveis.

Uma assessoria especializada também gera economia de dinheiro e tempo, uma vez que, ter o próprio departamento dentro de uma empresa pode demandar custos muito elevados. Assim, ao investir em um serviço focado na área contábil, o gestor terá tranquilidade em relação às obrigações fiscais, trabalhistas e contábeis.

Outra vantagem é a segurança com os dados eletrônicos, pois quando há a contratação de um serviço especializado na área de contabilidade, o empreendedor não precisa mais se preocupar com o armazenamento ou a organização dos documentos de contabilidade.

Este tipo de contratação também traz mais transparência financeira, o que é fundamental para a prosperidade e segurança do negócio, pois serão realizados diversos registros da empresa como, por exemplo, as movimentações de entrada e saída.

Investir em uma assessoria de contabilidade traz inúmeras vantagens para o empreendimento, por isso é tão importante procurar uma empresa que seja referência na área. A Kruger &Loução conta com serviços especializados que oferecem as melhores soluções para o seu negócio. É um escritório de referência que dispõe de diversos serviços, tanto para a área contábil, quanto para o desenvolvimento do seu negócio, por meio de uma equipe qualificada, focada e atualizada, que atua de forma estratégica para conseguir os melhores resultados. Clique aqui e saiba mais.

Que tal adotar um chatbot para sua empresa?

Uma das grandes vantagens dos chatbots diz respeito à facilidade de uso.

Sucesso e jornada do cliente tornaram-se termos comuns no dia a dia das empresas. Proporcionar eficiência, eficácia e objetividade ao mesmo vêm, cada vez mais, tornando-se palavras de ordem na nova era do relacionamento entre empresas e seus consumidores.

Os recursos tecnológicos que surgiram nos últimos anos mostraram-se bastante adequados a esse propósito e vários foram incorporados às estratégias de marketing e vendas de corporações de todos os tamanhos e segmentos.

Uma das inovações mais amplamente usadas, atualmente, pelas empresas para apoiar seu atendimento são os chatbots. Tido como um recurso que pode agilizar parte do atendimento, eles se popularizaram em vários setores e ganharam status importante junto aos clientes.

O que é um chatbot?

Palavra inglesa surgida da fusão das originais chat (conversa) e bot (robot – robô), os chatbots são programas que possibilitam ao cliente estabelecer um diálogo para com a empresa, marca ou produto por meio da troca de mensagens.

Dentro de uma linguagem mais técnica, trata-se de um sistema automatizado, cuja atuação se dá com aplicações de mensagens, nas quais estão incluídos texto, voz e recursos interativos.

Sua inserção nas redes sociais é ampla, permitindo a utilização pelos clientes no Facebook Messenger, Whatsapp, Skype e tantas outras.

Quais são seus principais usos?

Uma das grandes vantagens dos chatbots diz respeito à facilidade de uso. A outra é a grande versatilidade que ela proporciona às empresas. Alavancado por tais qualidades, o sistema pode ser empregado em várias situações na experiência do cliente, como as citadas abaixo:

– Atendimento ao cliente;

– Vendas;

– Engajamento;

– Geração de dados para Inteligência de Marketing.

É sempre pertinente lembrar que a inclusão de chatbots nos recursos de atendimento ao cliente não elimina, tampouco diminui a presença dos atendentes. A ação conjunta entre recursos humanos e automatizados visa a uma experiência mais positiva para o cliente. Não menos calorosa.

Por que usar chatbots nas empresas?

Com o intuito de potencializar o atendimento ao cliente, imprimindo a ele objetividade, clareza e precisão, bem como trabalhar na aquisição de novos consumidores, o recurso do chatbot oferece recursos para trazer as seguintes vantagens às empresas:

– Alimentação de clientes potenciais;

– Crescimento de vendas online;

– Qualificação dos clientes potenciais;

– Atendimento prático e eficiente;

– Realização de pesquisas de mercado.

É também muito importante que a empresa esteja bem estruturada em todas as suas áreas, a fim de que elas possam fornecer umas às outras a sinergia necessária para atingir seus objetivos.

As áreas de gestão financeira, contábil, tributária e fiscal são fundamentais para que a empresa siga sempre bem. E se sua companhia necessita de apoio em alguns desses setores, procure a Kruger&Loução. Com quase vinte anos de experiência no mercado, ela oferece assessoria em todas as áreas citadas, além de disponibilizar outros serviços. Clique aqui e saiba mais.

E a Nota Fiscal avulsa, você sabe quando emitir?

Conhecida também pela sigla NFA-e, sua função principal é ser um comprovante, uma transação comercial de compra e venda de bens ou serviços trazendo segurança tanto para o comprador quanto para o vendedor.

O dia a dia da contabilidade de um negócio pode se tornar desafiador quando o administrador não conhece muito bem os trâmites da atividade. Surpreendentemente, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre quando se deve emitir uma nota fiscal avulsa. Veja mais detalhes:

O que é a nota fiscal avulsa?

Em primeiro lugar, a nota fiscal avulsa é um documento fiscal gerado em meio eletrônico. Conhecida também pela sigla NFA-e, sua função principal é ser um comprovante, uma transação comercial de compra e venda de bens ou serviços trazendo segurança tanto para o comprador quanto para o vendedor.

Quem pode emitir a nota fiscal avulsa?

De fato, a palavra avulsa já dá a entender que esse tipo de nota fiscal não foi pensada para ser algo frequente nas vendas. Sob o mesmo ponto de vista, a emissão da NFA-e pode ser feita por pessoas físicas ou jurídicas, desde que não sejam contribuintes do ICMS.

Quando a NFA-e é emitida?

Um dos exemplos mais comuns é quando um microempreendedor individual efetua uma venda para uma pessoa jurídica.

Vale lembrar que, por lei, quem é MEI não é obrigado a emitir nota fiscal. Contudo se a empresa compradora não tiver interesse em fazer uma Nota Fiscal de entrada caberá ao microempreendedor emitir o documento fiscal por meio da nota fiscal avulsa.

Outra situação em que a NFA-e pode ser solicitada é quando uma pessoa jurídica está em um ramo onde não é exigida a emissão de nota fiscal eletrônica. Seja como for, ao ter uma venda ocasional o comprovante deverá ser a nota avulsa.

Preciso emitir Nota Fiscal avulsa, e agora?

O órgão regulador da NFA-e é a Secretaria de Fazenda. Aliás, por ser uma repartição estadual cada local pode ter suas regras e definir quais são os requisitos mínimos para solicitar o documento. O cadastro é feito uma vez, mas sempre que houver necessidade de uma NFA-e é necessário realizar novo pedido de emissão.

Existem dois modelos de nota. O modelo 1-A é gerado eletronicamente, porém apenas a impressão do mesmo é reconhecida como documento fiscal válido.

Em segundo lugar, o modelo 5S é enviado diretamente via arquivo XML ao remetente, sendo totalmente eletrônico.

Assessoria contábil ajuda a otimizar a rotina do seu negócio

As tarefas contábeis estão tomando parte do tempo que seria dedicado a atender clientes e buscar fornecedores? Para manter a qualidade do serviço chega um momento em que a maioria das empresas opta por contratar uma assessoria contábil.

Em suma, ao repassar as tarefas para um escritório especializado você tem certeza de que não haverá falhas e consegue focar na sua vocação empreendedora.

A Kruger&Loução disponibiliza serviços na área contábil, trabalhista, fiscal e tributária. Clique aqui e saiba mais.

Qual a importância do Balanço Patrimonial?

Por ser um dos mais importantes relatórios de gestão, o balanço patrimonial não pode ser negligenciado pelo empresário.

O balanço patrimonial ou simplesmente BP, consiste em uma das mais importantes demonstrações financeiras no universo da contabilidade. Ele também é comumente chamado de "balanço contábil" que, na prática, também serve para definir o demonstrativo.

Ainda que possua uma importância ímpar como ferramenta de gestão para analisar e projetar o negócio, o balanço patrimonial tende a ser negligenciado por alguns empreendedores. Contudo, essa postura pode resultar em sérios danos para o planejamento e a saúde financeira de uma organização.

Para se ter noção da relevante função do balanço patrimonial é necessário saber com exatidão o que ele é, para que serve e também quando deve ser feito. Saiba mais:

O que é?

De forma muito objetiva e simples é possível indicar que o balanço patrimonial consiste em um relatório de ordem financeira, por meio do qual são demonstradas, na totalidade, as movimentações feitas em uma empresa, considerando determinados e específicos períodos. Ele diferencia-se de outros demonstrativos por envolver todo o patrimônio do empreendimento empresarial.

Quando em sua elaboração, é necessário indicar por completo a situação patrimonial, ou seja, os bens, direitos e obrigações legais existentes. É perfeitamente possível afirmar que o balanço, enquanto um demonstrativo para análise bastante completo, pode entregar uma visão sistêmica do situacional do patrimônio, fato que é de alta importância para uma completa gestão empresarial.

Para que serve o balanço patrimonial?

Uma das mais cruciais funções do balanço patrimonial é a de clarear a situação financeira de uma empresa. Isto acontece através do fornecimento de informações úteis, utilizadas como "insumos" extremamente necessários para que sejam tomadas decisões assertivas e eficazes quanto aos negócios.

Em decorrência da análise dos dados contidos em um balanço, é possível realizar um planejamento estratégico financeiro, baseando-se em informações fiéis para projetar de forma realista seu panorama no mercado.

O balanço patrimonial não deve ser confundido, ou assemelhado sobremaneira, com o fluxo de caixa. Enquanto o primeiro trata de dados estatísticos (estáticas), o segundo trabalha com variáveis (dinâmicas).

Outra utilidade fundamental do demonstrativo é a possibilidade da observação de históricos, considerando períodos, para entender e agir com vistas na capacidade de endividamento da empresa, bem como sua relação com a lucratividade, potencial de investimento e seu crescimento.

Momento certo para se fazer o BP

Considerando a obrigatoriedade, o balanço patrimonial deve ser feito anualmente, porém, de acordo com o tamanho da empresa. Ele deve ter sua atualização, até mesmo, mensal, se possível. Realizando-o em períodos menores do que um ano ele torna mais fácil as informações serem consolidadas ao final do exercício.

De qualquer forma, ele deve ser um documento com total fidelidade de informações, sem apresentação de erros, não só devido as implicações legais que a questão apresenta, mas também para as informações corretas como ferramentas a serem utilizadas pelos gestores na tomada de decisões.

Com uma equipe de colaboradores com alta expertise no desenvolvimento profissional das áreas em que atua, a Krüger&Loução é um escritório referência na área contábil. Oferecendo também serviços e soluções eficazes nas áreas: contábil, fiscal, tributária, trabalhista, legalização de empresas, pessoa física e consultoria, a Krüger&Loução auxilia no desenvolvimento e eficácia dos negócios de seus clientes. Visite o site da empresa e saiba mais.

Entenda mais sobre custo e despesa

A contabilidade trata de distintas formas as definições dos tipos de gastos.

Conhecer as diferenças entre custo e despesa ainda pode ser uma dificuldade de alguns empreendedores e gestores de empresas. A falta dessas informações, de forma mais assertiva, pode representar um desafio no momento de analisar documentos, verificar o panorama do negócio e, até mesmo, projetar rumos.

Por ser um conhecimento básico e essencial para indivíduos que querem empreender, ou para os que já empreenderam, saber sobre as diferenças entre os termos contábeis é de extrema importância. Entenda mais sobre custo e despesa neste artigo:

O que são consideradas despesas?

Podem ser considerados como despesas aqueles valores que foram gastos com diversos bens e também serviços que tenham relação com a manutenção da atividade principal da empresa, ou seja, a "atividade fim" do empreendimento empresarial. Também se enquadram na categoria das despesas as ações que venham a servir para que ela obtenha mais receita. Pode ser utilizado como exemplo a folha de pagamento, bem como, a compra de materiais para expediente (escritório) e até mesmo gastos com divulgação.

O que são os custos?

Os custos podem ser considerados todos os valores gastos com bens e serviços para arcar com a produção de outros bens e serviços. Na categoria dos custos estão inseridas matérias-primas no geral, os gastos com energia elétrica para produção, além de salários e seus encargos, quando considerados relacionados à equipe de produção.

Principais diferenças entre custos e despesas

É necessário que se tenha em mente, inicialmente, que os custos tem relação direta por atribuição ao produto fim da empresa, ou seja, o que ela produz. Por outro lado, as despesas apresentam sempre um caráter mais geral no cenário contábil, devendo ser desvinculadas do que a empresa produz.

Uma maneira prática e eficiente de saber o que é custo e o que é despesa no dia a dia, é fazer a seguinte pergunta introspectiva: "Se for cortado este gasto da linha de produção ou mesmo para adquirir estoque, a empresa sentirá o problema?" Se a resposta for afirmativa, então você está tratando de um "custo", se for negativa, de uma "despesa".

Para entender melhor

Custos:

  • Gastos vinculados à produção;
  • Débitos relacionados à atividade-fim da empresa;
  • Aqueles vinculados de forma direta aos produtos e serviços.

Despesas:

  • Gastos relacionados às vendas ou gastos administrativos;
  • Gastos com atividades que não são exploradas pela empresa, ou seja, sua atividade meio;
  • Débitos não identificados diretamente com a produção;

Uma vez entendendo melhor sobre as diferenças entre custo e despesa, é interessante atentar-se para não fazer uso dos termos incorretamente, principalmente ao analisar ou lançar tais indicadores em documentos.

Com forte know-how de atuação em assessoria contábil, a Krüger & Loução é uma empresa considerada modelo na área em que atua. Oferecendo diversos serviços contábeis, a empresa fornece soluções completas e otimizadas, visando sempre atender às necessidades de seus clientes com excelência e profissionalismo. Entre os serviços prestados pela Krüger & Loução estão as áreas: contábil, fiscal, tributária, trabalhista, legalização de empresas, pessoa física e consultoria. Clique aqui e saiba mais.

Estatuto e contrato social: veja as diferenças

Embora com nomes semelhantes, Estatuto e Contrato Social possuem conceitos diferentes e não podem ser confundidos.

Consistindo em documentos legalmente exigidos para a maioria dos empreendimentos empresariais, o estatuto social e o contrato social devem ser conhecidos pelos empreendedores. Porém, na prática, nem sempre é assim que ocorre, pois vários gestores não sabem sobre sua utilização, muito menos, como elaborar os documentos de forma correta.

De forma mais básica, é possível afirmar que ambos os documentos são válidos como uma "base" para que se constitua uma empresa. É importante saber também as utilidades de cada um, bem como sua melhor adequação para tipos de empresas diferentes.

Conheça mais sobre o estatuto e contrato social e as diferenças entre seus conteúdos!

Utilizações específicas do estatuto social e do contrato social

  • Estatuto Social

Válido na constituição de sociedades dos seguintes tipos: sociedades anônimas, comandita por ações, sociedades cooperativas e entidades sem fins lucrativos.

Devido ao fato de que as empresas constituídas pelo documento permitem a adesão de terceiros, é possível que haja sócios que não sejam contratantes entre si.

Nas empresas de sociedade anônima (SA) o documento é feito a partir de uma assembléia de constituição. Sendo que a primeira convocação precisa ter a presença de subscritores que representem no mínimo 50% do capital social. Caso não havendo oposição da metade, bem como aplicadas as formalidades legalmente impostas, o líder desta assembléia irá fazer a declaração de que a companhia está constituída.

  • Contrato Social

Por sua vez, o contrato social constitui-se em um negócio feito por dois ou mais indivíduos, sendo eles de natureza jurídica ou natural, sendo sua finalidade a constituição de uma sociedade empresária ou mesmo simples. O documento pode ser celebrado de forma consciente e livre. Nele as partes tem seus vínculos jurídicos estabelecidos, ficando mutuamente obrigadas.

O contrato social representa o surgimento de uma empresa, inclusive com os dados básicos do negócio, entre eles: o ramo em que se dará a atuação, os deveres de cada um, a qualificação de seus sócios e endereço.

No Brasil, a totalidade das empresas com fins lucrativos e que não sejam anônimas necessitam do contrato social para poderem fazer suas operações, abrir contas bancárias, participar em licitações e fazer registros em órgãos públicos. Portanto, o contrato é necessário para a constituição de: empresário individual de responsabilidade limitada (EIRELI) e sociedade limitada (Ltda).

Conteúdos constantes nos documentos

  • Estatuto social

​​​​​​​Deve ter: a localização de sua sede, o capital social, número de ações, data fim do exercício social, denominação social, seu período de duração, objeto social e informações sobre o conselho fiscal.

  • Contrato social

​​​​​​​Nome empresarial, denominação social, atividades da empresa, denominação ou firma social, assinatura de um advogado e não pode conter rasuras, emendas ou entrelinhas, a não ser com ressalvas indicadas e assinatura de todas as partes.

Com um quadro de colaboradores de grande know-how em legalização de empresas, a Krüger & Loução fornece a seus clientes soluções completas e otimizadas que poderão auxiliar tanto no estabelecimento legal do negócio, quanto no desenvolvimento para resultados eficazes. Clique aqui e saiba mais.

IoT e contabilidade – o que você sabe sobre essa tendência?

A rotina da profissão de contador, atualmente, já tem grandes diferenças em relação como era há 10 anos. E, para a próxima década, será ainda mais diferente. Isso porque a Internet das Coisas chega com força e é preciso estar preparado para isso.

O advento da internet mudou totalmente a relação das pessoas com todas as coisas. É difícil imaginar uma vida nas grandes cidades, por exemplo, sem o uso de smartphones, computadores, entre outros objetos. E, como estamos cada vez mais conectados, nossa rotina já encara o uso da internet como algo normal, que faz parte do cotidiano.

Mas, como a internet se encaixa no ramo da contabilidade? O que quer dizer Internet das Coisas? Confira esse artigo para ter as respostas e entender a relação entre as temáticas.

O que é Internet das Coisas?

Trata-se de um conceito que explora a capacidade da internet de se conectar com objetos do cotidiano. Podemos dizer que a IoT (Internet of Things) é uma extensão do uso da internet pelas pessoas, passando a ter conectividade diretamente com objetos.

Hoje em dia, já temos sistemas de internet acoplados em televisões, celulares, carros e até mesmo em prédios. Uma pessoa consegue controlar diversos objetos com poucos cliques por causa da rede mundial de computadores. A Internet das Coisas explora essa conexão digital entre pessoas, objetos e a internet, de forma a buscar entender a quais caminhos isso pode nos levar.

Relação entre IoT e contabilidade

Como já falamos anteriormente, o mundo anda cada vez mais conectado. Em todos os setores da indústria e do mercado de trabalho, o uso dos benefícios da internet é ampliado e na contabilidade isso não é diferente. A rotina da profissão de contador, atualmente, já tem grandes diferenças em relação como era há 10 anos. E, para a próxima década, será ainda mais diferente. Isso porque a Internet das Coisas chega com força e é preciso estar preparado para isso.

Para executar a contabilidade, o profissional contará com muitos aplicativos, softwares e outras tecnologias que tornarão tudo mais ágil. Isso é benéfico de um lado, mas por outro demandará uma velocidade que os contadores pouco preparados não conseguirão dar conta. É preciso se adaptar.

O que esperar da contabilidade no futuro com a Internet das Coisas?

1 – Conectividade

Uma das coisas que já acontecem, e que a tendência é aumentar ainda mais, é a interconexão entre o trabalho do contador e a internet das coisas.
Com objetos preparados para o acesso à internet, o simples uso de uma calculadora já enviará dados em tempo real para planilhas, softwares de gestão, entre outros.

2 – Informações

A Internet das Coisas também possibilita o aumento de informações com as quais o contador precisará lidar no seu cotidiano. Como conciliar esses dados de forma a utilizá-los a seu favor na profissão? Esse desafio é uma realidade na contabilidade do futuro e quem não se preparar hoje, amanhã ficará para trás.

3 – Segurança

Contabilidade é um trabalho que exige do profissional um alto grau de confiabilidade, afinal de contas, você estará lidando com dados financeiros de pessoas e empresas.
A internet abre riscos potenciais ainda maiores, principalmente se levarmos em consideração a atuação de criminosos virtuais (hackers). Aprimorar os sistemas de segurança dos dispositivos é mais um desafio para o contador com a Internet das Coisas.

Viu só como a contabilidade e a IoT estão diretamente relacionadas? E o ideal é contar com os serviços de contadores que já estejam em busca da adaptação a essa nova realidade.

A assessoria contábil da Kruger&Loução é a sua melhor opção no mercado. Com serviços voltados a áreas fiscais, contábil, tributária, trabalhistas, pessoa física e consultoria, a assessoria dispõe de total suporte em todas as questões voltadas à contabilidade. Quer saber mais? Clique aqui para entrar em contato!

Para que serve a certidão negativa?

As aplicações de uma certidão negativa são várias. Saiba mais sobre cada uma delas.

Quando uma empresa vai firmar algum tipo de acordo de Parceria Público-Privada, é preciso que ela apresente a chamada Certidão Negativa de Débitos (CND). Mas você sabe realmente o que é esse documento e qual a sua função?

A certidão negativa é um tipo de documento emitido por vários órgãos do governo com a finalidade de comprovar que, em nome daquela pessoa física, jurídica ou, até mesmo, um bem, não possuem pendências financeiras.

Quais são os tipos de certidões negativas?

Há uma série de certidões negativas de débito, entretanto, algumas delas são mais comuns. O propósito continua o mesmo, não importando a modalidade. A diferença diz respeito a algumas particularidades em casos específicos. Veja:

  • Certidão negativa da Justiça Federal

Serve para indicar se a pessoa ou empresa já respondeu ou responde algum processo criminal.

  • Certidão de débitos relativos a créditos tributários federais

Para solicitar e obter essa certidão, a empresa não pode possuir débitos junto à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional ou com a Secretaria da Receita Federal. Vale lembrar que ela também abrange os débitos relativos ao INSS.

  • Certidão de Débito Estadual

Emitida pela Secretaria Estadual da Fazenda, ela tem a finalidade de evidenciar que a situação da empresa está regular em relação às obrigações com o estado.

  • Certidão negativa de falência e concordata

Esse documento é requerido quando há a necessidade de se fazer uma concordada da pessoa jurídica ou, ainda, um pedido de falência.

  • Certidão negativa da Justiça do Trabalho

Tem como objetivo comprovar os processos trabalhistas, tanto para a pessoa jurídica quanto física. É importante ressaltar que, quando ela diz respeito à venda de imóvel, deve ser pedida na cidade em que o requerente está residindo.

  • Certidão de regularidade do FGTS

Essa certidão visa garantir que tudo está dentro da regularidade no que diz respeito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Quem precisa solicitar pode fazer o pedido, via internet, por meio do site oficial da Caixa Econômica Federal.

Em quais situações é preciso pedir uma certidão negativa?

As aplicações de uma certidão negativa são várias. Os casos mais recorrentes em que ela é requerida são:

  • Espólios;
  • Financiamentos – dos mais diversos tipos;
  • Licitações;
  • Compra e venda de carros e imóveis;
  • Auditorias;
  • Saída dos País.

Por que tirar certidões negativas da empresa?

Como apontado, a certidão negativa serve para comprovar que não há débitos junto a órgãos públicos por parte da entidade. Também comprova que não existem ações federais, criminais ou cíveis. A finalidade específica depende de qual órgão a emitiu.

Além disso, a certidão negativa ajuda a manter o controle da empresa, pois em vários casos (desatenção, desorganização ou desconhecimento), ela pode negligenciar suas obrigações legais e só se dar conta disso quando o problema for parar na justiça.

Com tantas informações e detalhes é natural ficar um pouco confuso. Mas para resolver isso basta contar com a ajuda de um escritório especializado, como a Krüger & Loução. Aqui, você encontra tudo o que precisa em várias áreas como contábil, fiscal e trabalhista. Clique aqui e saiba mais.

Sua empresa já possui uma conta no Twitter?

Saiba mais sobre os benefícios do Twitter para empresas

O Twitter é uma das redes sociais mais utilizadas do mundo na atualidade. O microblog se diferencia das outras pela sua rápida comunicação. É nessa rede que boa parte dos veículos de imprensa, por exemplo, publicam as primeiras informações sobre as notícias que vão sair em suas versões impressa e digital. Com crescimento no número de usuários no Brasil e no mundo, muitas empresas começam a olhar com bons olhos e por isso usar o Twitter para Empresas é uma boa opção para alavancar o seu negócio.

Saiba mais sobre os benefícios e como usar essa rede social em prol da sua empresa:

O que é o Twitter para Empresas?

Em formato de microblog, o Twitter é uma rede social – desenvolvida em 2006 – que, nos últimos anos, vem crescendo no Brasil. O brasileiro é o segundo povo que mais usa essa rede social, perdendo apenas para os norte-americanos. Você pode se comunicar por meio de pequenos textos de até 280 caracteres, fotos, gifs animados e vídeos. Outra opção é retuitar, que seria algo semelhante ao reblogar dos blogs ou o compartilhar do Facebook.

Por ser um ambiente de grande interação e que permite muitas publicações diárias, muitas empresas já usam o Twitter para alavancar seus negócios. A própria rede social Twitter dispõe de uma área voltada a quem deseja usar o perfil voltado aos negócios. Clicando no link você terá acesso a uma série de dicas de como montar o seu perfil de maneira otimizada para atrair clientes e divulgar seus produtos e serviços.

Como usar o Twitter para Empresas?

Você deve criar o perfil da sua empresa na rede social seguindo algumas dicas, como por exemplo, o uso de uma foto de perfil atrativa, uma descrição objetiva, colocar a localização do negócio e, claro, deixar o link para redirecionar ao site da sua empresa. Uma das coisas mais importantes no Twitter é o nome de usuário, a famosa @. É por meio dela que o público identificará o seu perfil e poderá se comunicar com ele. Portanto, escolher a melhor @ para o seu perfil ajudará bastante na hora de usar o Twitter para empresas.

Assim como o Google e o Facebook, o Twitter oferece a opção Ads para desenvolvimento de campanhas publicitárias que te permitirão aumentar engajamento, converter leads e criar novos públicos.

Dicas para usar o Twitter para Empresas

  • Esteja sempre atento aos assuntos mais comentados no Brasil e no mundo. Essas são ótimas oportunidades de obter engajamento orgânico;
  • Uma das novas funcionalidades do Twitter é poder criar fios (threads). Pessoas tem muita curiosidade em acompanhar histórias no Twitter, portanto, listas e curiosidades são boas formas de atração;
  • Hashtags ainda têm valor, mesmo que não possuam mais a mesma força de outros tempos. Vale a pena criar uma hashtag própria para o seu negócio.

Benefícios do Twitter para Empresas

  1. Possibilidade de atrair maior tráfego para o seu site;
  2. Atingir novos públicos, ganhar mais seguidores e notoriedade ao negócio;
  3. Promover campanhas de forma fácil e ágil;
  4. Conferir todas as estatísticas de desempenho e campanhas por meio do Twitter Analytics;
  5. Gastar pouco com a chance de obter resultados grandes.

O Twitter para Empresas é uma ótima forma de crescer os seus negócios. Não perca mais tempo e crie já o perfil da sua empresa na rede social. Contar com uma assessoria contábil é uma excelente opção para administrar melhor os seus negócios. A Kruger&Loução oferece serviços como escrituração contábil, apuração de impostos, orientação para emissão de notas fiscais e muito mais. Clique aqui para entrar em contato!